Especialidade trata as doenças dos tecidos moles e duros (gengiva e osso) que sustentam os dentes e implantes. Contempla a prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças periodontais e periimplantares, bem como a realização de procedimentos periodontais cirúrgicos.

A especialidade oferece tratamentos para processos infecciosos e inflamatórios na gengiva, como a raspagem e alisamento radicular (nos quais a superfície infectada da raiz e/ ou implante é limpa) e procedimentos cirúrgicos.

O periodontista é responsável pelo tratamento de casos periodontais mais complexos, como aqueles com doença gengival grave ou um histórico médico complexo (diabetes, por exemplo).

O que é periodontite?

A periodontite sempre começa com inflamação das gengivas, conhecida como gengivite. Um dos primeiros sinais de que você pode perceber é o sangramento das gengivas ao escovar os dentes. As gengivas podem ficar vermelhas e inchadas e você pode notar mau gosto e mau hálito. Se não tratada, a gengivite poderá evoluir para a periodontite.

Periodontite é uma condição muito comum na qual as gengivas e estruturas periodontais mais profundas ficam inflamadas. Esta inflamação das gengivas, que geralmente assume a forma de vermelhidão, inchaço e tendência a sangrar durante a escovação, é a resposta do corpo a certas bactérias que se acumularam nos dentes. Se não for controlada, a inflamação pode se espalhar abaixo das gengivas e ao longo das raízes dos dentes, causando a destruição do ligamento periodontal e do osso de suporte. Isso acaba levando ao afrouxamento e perda dos dentes.

Cirurgias Periodontais

A cirurgia periodontal abrange técnicas que tem como objetivo corrigir defeitos nos tecidos moles (gengiva e mucosa) e no tecido duro (osso), permitindo um sorriso mais harmônico. Em casos de fraturas dentárias ou cáries extensas, o periodontista pode realizar uma cirurgia para permitir a reconstrução do dente.

Por que a especialidade é importante?

De muitas maneiras, a boca pode ser vista como um espelho da condição geral do seu corpo. Em particular, nosso estado periodontal pode frequentemente nos dizer mais do que simplesmente o que está acontecendo localmente em nossas gengivas Embora a periodontite seja sempre desencadeada pelo acúmulo de placa nos dentes, doenças que afetam o resto do corpo, conhecidas como doenças sistêmicas, podem contribuir na severidade da inflamação.

A periodontia busca avaliar a relação da condição periodontal do paciente com sua saúde sistêmica. Alguns distúrbios graves são conhecidos por mostrarem-se na boca antes de serem evidentes em qualquer outra parte do corpo. Portanto, um periodontista pode ser a primeira pessoa a detectar os sinais de uma doença geral, como diabetes ou distúrbios sanguíneos, ao examinar a boca de um paciente.

A doença periodontal não tratada pode ter efeitos na saúde geral; por exemplo, representa um aumento do risco de complicações durante a gravidez (pré-eclâmpsia, parto prematuro e baixo peso ao nascer) e também um risco aumentado de doença cardíaca e diabetes.

Por que o periodontista deve ser procurado?

  • Remover placa bacteriana e cálculos dentários;
  • Manter saudáveis os tecidos que sustentam os dentes;
  • Interromper o processo inflamatório;
  • Desaparecimento da supuração e do sangramento gengival;
  • Melhor contorno e estética dos tecidos gengivais;

Prevenção contra doenças que provocam perda de dentes