Aprecie a natureza… Não foi criada pelo homem… nem humanamente inspirada… mas divinamente desenhada… e fielmente reproduzida (Pascal Magne)
A biomimética é uma técnica que consiste em imitar a natureza, recriando a cor, forma e textura dos dentes naturais para um resultado incrivelmente natural, harmonioso e funcional. A técnica usa materiais específicos, para o isolamento absoluto do campo operatório, obrigatório em todos os procedimentos, à sistemas de adesão aos diferentes substratos dentais (esmalte e dentina) que são considerados padrão ouro na odontologia
mundial. Há um cuidado minucioso da estrutura dentária desde o preparo até a cimentação das peças cerâmicas, fazendo uso sempre de magnificação com lupas ou microscópio.
O sucesso da biomimética está na personalização dos procedimentos, utilizando tecnologias de ponta como escaneamento intra oral e CAD/CAM, os dentistas podem obter imagens digitais detalhadas dos dentes dos pacientes. Essas informações são usadas para criar laminados perfeitamente adaptados, proporcionando um ajuste excepcional e um visual completamente natural.
“Lentes de contato”, são laminados cerâmicos que surgiram há muitos anos e que servem para restabelecer forma (dentes conóides, desgastados, corroídos, fraturados), cor (dentes escurecidos), realizado de forma minimamente invasiva, isso significa com um desagaste mínimo da estrutura dental que pode ser de 0,3 mm dependendo do que vai ser tratado. Tentou-se realizar lentes de contatos sem desgastes algum da estrutura dentária, mas ocorreram falhas, principalmente como essa peça deve se assentar no dente remanescente.
Facetas cerâmicas é quando necessitamos de um desgaste da estrutura dentária maior, principalmente nos casos onde é necessário diminuir a estrutura do dente devido uma correção de mordida por exemplo. Desse modo, podemos concluir que as lentes de contato são processos aditivos.
Logo o sucesso de um caso que envolve estética do paciente está diretamente ligado a protocolos de trabalho que consigam unir o planejamento estético e o planejamento funcional, e que essa união de técnicas consiga preservar o máximo de estrutura dental e periodontal possível, devolvendo (e tendo sempre como objetivo principal) a saúde do paciente. Um dos pontos mais importantes de qualquer tratamento é a previsibilidade, e para obtê-la é necessário que todo tratamento seja definido e visualizado antes do início dos procedimentos.