Bichectomia é o nome de um procedimento estético e/ou funcional realizado na região da
face. Consiste na remoção do tecido adiposo de Bichat, que está localizado entre os músculos das bochechas.
Esse procedimento reduz as bochechas arredondadas, definindo as maçãs do rosto, e diminuindo a ocorrência de mordida interna nas bochechas. A cirurgia tem duração aproximada de 40 minutos, é realizada intra-oral, com anestesia local e a cicatriz é quase imperceptível.
O que são as bolas de Bichat?
As bolas de Bichat são almofadas de gordura localizadas na parte inferior do rosto e quando são excessivamente grandes podem dar a aparência de excesso de peso. Elas podem ser uma condição hereditária e não podem ser reduzidas com exercício ou dieta. Essas gorduras são necessárias nos primeiros anos de vida, para ajudar na sucção e alimentação de bebês.
Segundo o implantodontista Cauan Indart Paiva, a gordura da bochecha apresenta atividade fisiológica, sendo um coxim mecânico entre os músculos faciais que pode ainda auxiliar no fechamento de fístulas ou comunicações buco sinusais, ou ainda no recobrimento de enxertos ósseos no aumento da crista óssea alveolar, em casos de implantes.
Indicações para bichectomia
Um paciente eletivo deve apresentar excesso de gordura na região inferior da bochecha causando incômodo estético ou desconforto devido a mordidas nas bochechas. Outras condições também são analisadas, como por exemplo, se está fisicamente saudável e com um peso estável, se tem expectativas realistas quanto ao procedimento, se é fumante e o grau de incômodo com a aparência das bochechas rechonchudas.
Para verificar se há necessidade ou indicação de bichectomia, é necessário uma avaliação de um profissional habilitado na área.



